CASAS DE MEDICINA

Este projeto propõe a construção de casas de medicina tradicional em aldeias e Tekohas indígenas das populações Guarani e Kaiowá em diferentes regiões no Mato Grosso do Sul.

As comunidades Guarani e Kaiowá, composta por uma população de 48,000 pessoas, vivem em um contexto onde o atendimento médico é extremamente precarizado, de difícil acesso, e culturalmente inapropriado, e estas casas propõe providenciar um atendimento de saúde a partir das práticas e conhecimentos que compõem a medicina tradicional Guarani e Kaiowá.

A presente proposta se torna especialmente urgente no contexto atual de pandemia global, fortalecendo o acesso que estas comunidades indígenas terão à cuidados do corpo físico, psicológico, e espiritual, contribuindo também para a valorização e reconhecimento da medicina tradicional e das práticas de saúde realizadas pelas parteiras, rezadeiras, e anciãs Guarani e Kaiowá.  

IMG_8637.JPG
IMG_2578.JPG
IMG_8691.JPG
Casa de Medicina 6.jpeg
Casa de Medicina 3.jpeg
Casa de Medicina 4.jpeg
IMG_8706.JPG
IMG_8704.JPG
IMG_8722_edited.jpg
IMG_8672.JPG
IMG_8651.JPG
IMG_8646.JPG

A banda de Rock And Roll Gojira da França , em apoio aos Kaiowa e Guarani e a Amazônia lançou o videoclipe Amazônia (melhorar este parágrafo). Apoio que iniciou no contato com apoiadores no encontro de lideranças indígenas do Brasil, que aconteceu no Parque nacional do Xingu, na casa do grande líder do povo Mebengokrê Raoni, onde dona Leila, Dona Rosely e Aranduhá estiveram presentes, representando a Kunangue Aty Guasu.

Através destes contatos, tivemos a grande honra de conhecer a artista plástica Adriana Varella de Nova York. Ela esteve em 2020 visitando as nossas ações em territórios Guarani e Kaiowá e dessa forma iniciou a busca pelo apoio ao reflorestamento, recuperação das nascentes, Casa de medicina tradicional, farmácia viva e enfrentamento ao covid19. E assim iniciou o contato com outros artistas internacionais que hoje fazem parte dessa campanha como o Gojira e a banda também de Rock and roll Mettallica.

Oficialmente a Kunangue Aty Guasu fechou  o compromisso com Sônia Guajajara (APIB), as organizações de mulheres da Amazônia, Artista plástica Adriana Varella, Instituto da Arte e da cultura (IDAC) e Casa dos Ventos, para  juntxs seguir nessa campanha internacional, com Companheiras representantes dos dois biomas (Cerrado e Amazônia), com objetivo principal o fortalecimento do sagrado tradicional Kaiowá e Guarani, Vidas indígenas importam, Emergência Indígena e meio ambiente. Todo apoio arrecadado será enviado à APIB que vai ministrar o recurso com às mulheres da Amazônia e a Kunangue Aty Guasu. Guitarras da Banda famosa de Rock end roll Mettalica, foram doadas para serem leiloadas em prol dessa campanha internacional em favor dos povos nativos da Amazônia e as mulheres Kaiowá e Guarani.

Nossos agradecimento a Adriana Varella de Nova York, a Banda Gojira, a APIB a Fabiana via Casa Dos Ventos, ao IDAC (Instituto Da Arte e Da Cultura) as organizações de mulheres da Amazônia e à todxs os apoiadores que seguem apoiando o povo Kaiowá e Guarani.

Confiram o videoclipe da música Amazônia lançado hoje já com recorde de visualizações !

E bora juntxs lutar pela vida! Pelo clima, em defesa da vida, pela existência da nossa mãe natureza que vem sendo violada, explorada há 521 anos e nós nativxs cada vez mais sendo exterminadxs .

Atyma porã, obrigadxxx!

Jaque Aranduhá Kaiowá  - Membra da Grande Assembleia Das Mulheres Kaiowa e Guarani/MS.

https://youtu.be/B4CcX720DW4