X Kuñangue Aty Guasu

Grande Assembleia Das Mulheres Kaiowa e Guarani/MS

Convite : Junte-se a nós, essa luta é de todxs!

De 22 a 26 de novembro de novembro de 2022, a força, a resistência, os cantos e rezas das mulheres Kaiowá e Guarani, vão ecoar na plenária internacional da X Assembleia da Kuñangue Aty Guasu. A Ogusu Nhemongueta (casa de reza, espaço tradicional do povo Kaiowá e Guarani) já está pronta para receber esse momento histórico que vai acontecer no Tekoha Ñanderu Marangatu Cedro, município de Antônio João/MS, onde há dezesseis anos atrás, foi criado a nossa organização. 

Depois de dois anos sem a nossa assembleia presencial, o conselho da Kuñangue Aty Guasu (Grande Assembleia Das Mulheres Kaiowá e Guarani/MS), reunidas em Brasília em abril/22, deliberaram o encontro presencial. 

Desta forma, viemos por meio desta, convocar a todas as organizações de base dos territórios Kaiowá e Guarani, em especial as Nhandesy [rezadoras], jovens, mulheres e meninas, as organizações estaduais, nacionais e internacionais de mulheres indígenas, para participar da nossa X Assembleia da Kuñangue Aty Guasu, que abrange o Cone Sul de MS.

A organização do evento, composta pelas coordenadoras coletivas da Kuñangue Aty Guasu já seguem na ativa para garantir a estrutura, transporte, hospedagem e alimentação para todxs.

 

O encontro, entre outros momentos, incluirá:

  •  Conjuntura política após as eleições 2022;

  • Lançamento da Coletânea do Mapa da violência virtual, (documentário, dossiê e III módulo do mapa da violência) escrito pelas mulheres Kaiowá e Guarani;

  • Os impactos da Ferrovia Ferroeste nos territórios kaiowá e Guarani e a Convenção 169 da OIT;

  • III Audiência pública Internacional: Corpos silenciados e vozes presentes - A violência contra as mulheres kaiowá e Guarani;

  •  Aliança local, nacional e internacional com movimentos sociais: um chamado das mulheres Kaiowá e Guarani.

 

     

    Pois enquanto houver o som do Mbaraka e do Takuapu haverá luta!

 

Atenciosamente, 

 

Conselheiras Da Kuñangue Aty Guasu - Grande Assembleia Das Mulheres Kaiowa e Guarani/MS. 

 

Tekohás Kaiowá e Guarani/MS, 20 de junho de 2022.

Em anexo a carta convite da X Kuñangue Aty Guasu

Conheça um pouco mais da caminhada da Kuñangue Aty Guasu. Acesse: