EVENTOS

II Marcha das mulheres.png

II Marcha das Mulheres Indígenas,

7 a 12 de setembro de 2021

A primeira edição da Marcha das Mulheres Indígenas aconteceu em agosto de 2019 para denunciar o agravamento das violências contra os povos indígenas, sobretudo as mulheres. Em Setembro de 2021 há um novo chamado para a II Marcha das Mulheres Indígenas, que acontecerá em Brasília do dia 7 ao dia 12.

IX Kuñangue Aty Guasu – Grande Assembleia de Mulheres Kaiowa e Guarani: Corpos silenciados, vozes presentes.
2 a 6 de setembro de 2021

2 de setembro - “Nossa voz vai ecoar em Brasilia”

3 de setembro - “Parem o genocídio”

4 de setembro - “Junte-se a nxs, essa luta é de todxs”

5 de setembro - Dia Internacional das Mulheres Indígenas

6 de setembro - “Parem de nos matar - Raíssa vive em nós!”

ver mais

86FA4883-CD9C-418B-BF4A-B7F90ADC3D46.jpeg

Acampamento ‘Luta Pela Vida’,

22 a 28 de agosto de 2021

Precisamos seguir juntos para resistir diante da agenda anti-indígena que avança no Congresso Nacional e contra o Marco Temporal, previsto para ser votado no STF dia 25 de agosto.

 

Fazemos esse chamado, ainda durante a pandemia, porque não podemos calar. Que o país ouça seus povos originários. Vamos à Brasília vacinados, com todas as precauções de higiene contra a Covid-19, tocar nossos maracás para garantir os direitos dos povos indígenas.


Apoie: https://bit.ly/apoieapib 

ni una menos/ ni una más

03 de junio 2021

 

Cada año cientos de miles de personas nos encontramos en la calle para ser la voz de quienes ya no la tienen, víctimas de la violencia feminicida colonial, racista, heteropatriarcal, capitalista. 

En mundo pandémico atraviesa nuestras cuerpas. Aún bajo regímenes necropolíticos re(exi)stimos desde cada territorio, entre Ciudad Juárez, en México, donde se acuñó nuestra bandera de lucha y el potente NI Una Más hasta el nacimiento de Ni Una Menos en Argentina, este #3J se encenderá el fuego virtual y nos abrazaremos porque ¡Vivas y libres nos Queremos!

DESCOLONIZANDO O OLHAR: MULHERES KAIOWÁ E GUARANI No  AUDIOVISUAL

29 de maio 2021

 

Kuñangue em arte!

Venha participar desse evento que estará rompendo fronteiras e proporcionando práticas e vivências colaborativas no mundo multimídia.

Conheças as veias digitais, das mulheres Kaiowá e Guarani no mundo audiovisual.

event.jpeg

NHE´E MOMBEUPY PO´Y REHEGUA
"O ARTESANATO COMO PATRIMÔNIO GUARANI E KAIOWÁ"

29 de maio 2021

 

Se liga aí galera, no recado das artesãs Kaiowá e Guarani:

"Venham participar da live das mulheres kaiowá e guaraní que será realizada neste sábado dia 29 de maio, vamos dialogar sobre o artesanato como patrimônio cultural kaiowá e guaraní. Conto com a presença de vocês amigas (os), parceiros de luta que sempre contribuíram no fortalecimento da nossa existência e conhecimento da ancestralidade."

WhatsApp Image 2021-03-04 at 13.20.32.jp

AS ORIGINÁRIAS DA TERRA

8 de março 2021

Manifesto das primeiras brasileiras
As originárias da terra: a mãe do Brasil é indígena

Nós, Mulheres Indígenas, também somos a Terra, pois a Terra se faz em nós. Pela força do canto, nos conectamos por todos os cantos, onde se fazem presente os encantos, que são nossas ancestrais. A Terra é irmã, é filha, é tia, é mãe, é avó, é útero, é alimento, é a cura do mundo.

Leia o manifesto na íntegra também em: https://anmiga.org/ e siga nas redes sociais @anmigaorg

WhatsApp Image 2020-11-16 at 13.22.32.jp

O VIII KUÑANGUE ATY GUASU

28 a 30 Novembro 2020

 

Encontro anual do conselho das mulheres indígenas Guarani & Kaiowá, foi realizado online este ano e traduzido para o inglês em tempo real.

Mulheres idosas Guarani e Kaiowá e Ñandesys (xamãs) participaram da segurança de suas aldeias, discutindo os assuntos que os preocupam e compartilhando-os com um público global.

O evento acontecerá durante três dias, incluindo cerimônias de abertura lideradas por xamãs mulheres e uma série de painéis de discussão enfocando questões-chave.